O presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, Darci Piana, recebeu na noite de ontem (13), o troféu da primeira edição do Guerreiro Lusitano, uma obra do artista plástico, Luiz Gagliastri. A honraria é concedida pela Câmara de Comércio Exterior Brasil Portugal e entregue a personalidades que contribuem para fortalecer as negociações entre os dois países. Quem representou o presidente e recebeu o prêmio na ocasião foi o diretor da Câmara de Comércio Exterior da Fecomércio PR, Rui Lemes. A cerimônia foi realizada no Hotel Pestana, em Curitiba, onde os convidados foram recebidos também em ritmo de integração, ao som de fado e música sertaneja.

O presidente da Câmara Brasil Portugal, Antônio Athayde, afirma que a Fecomércio PR, na gestão do presidente Darci Piana tem apoiado a entidade nos aspetos que ela mais precisa, seja em divulgação de seus serviços, na aproximação entre os países e no desenvolvimento de negócios bilaterais. “Além do vinho português, o azeite e o bacalhau, há outros serviços que Portugal pode oferecer para o Brasil, como mão de obra especializada, por exemplo”, salienta Athayde.

Além da parceria com a Câmara Brasil Portugal, a Fecomércio PR tem outras firmadas com todas as câmaras de comércio exterior do Paraná há mais de dois anos, conforme explica Lemes. “Fazemos reuniões constantes, apoiamos eventos, missões empresariais entre Brasil e Portugal, para que possamos colocar empresários interessados na internacionalização, ou seja, o empresário que deseja uma aproximação com o Paraná para investimentos”, complementa.

Agência de Internacionalização

A Fecomércio PR também é uma das principais parceiras da Agência de Internacionalização. Uma entidade privada sem fins lucrativos, integrante do programa Paraná Competitivo. O lançamento da agência foi no dia 7 de março, no Palácio das Araucárias. “É um núcleo que recebe e transmite informações internacionais a empresários interessados em negócios com o Paraná. Recebem estes dados consulados câmaras de comércio exterior e demais entidades envolvidas. Assim, as parcerias se fortalecem e o programa fica muito mais forte, ampliando também o número de interessados participantes”, explica Lemes. 

Homenageados –

Guerreiro Lusitano
. Presidente do Sistema Fecomércio Sesc Senac PR – Darci Piana
. Presidente do Grupo OM Comunicação Integrada – José Dionísio Rodrigues
. Presidente Cultural da Câmara de Comércio Exterior Brasil Portugal – Gladys França
. Diretora da Aristides Class – Hilda Dias Machado
. Vice-cônsul de Portugal no Paraná e em Santa Catarina – Rogério Santos Vieira
. Jornalista - Reinaldo Bessa

Destaques presentes
O vice-presidente da ACP, João Edison Alves Camargo e Gomes; o presidente da Junta Comercial do Paraná, Ardisson Naim Akel; o professor da FAE, Antoninho Caron; o vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Rommel Barion; o advogado Gustavo Fruet; o cônsul do Senegal, Ozeil Moura Santos; a vereadora Julieta reis; o deputado estadual, Pedro Lupion.

FONTE: Fecomércio